quinta-feira, dezembro 31, 2009

Azar ou self filling profecy?

Ontem, ao sairmos de casa, cruzou-se connosco um gato preto. Chovia a cântaros, o céu estava escuro, carregado, ameaçador. Parecia querer desabar-se sobre nós, arrastar-nos no dilúvio. Nesse instante, tive o disparatado pressentimento que aquele não era um dia seguro, que aquele não era um bom dia. Voltei-me para ele e exorcizei o meu medo, usando a ironia para disfarçar a minha superstição:
– Viste o gato? Tenho a sensação que vamos ter um acidente. Achas que dá azar?
Ele reprimiu, logicamente, a minha premonição pagã:
– Não. Gosto muito de gatos pretos. São iguais aos outros. E foram vítimas de coisas que nunca fizeram.
Apesar de não serem esteticamente os meus preferidos, de serem os tigrados os de minha predilecção, eu mesma já tive um. Uma! Uma deselegante fêmea azeviche luzidia, de bonitos olhos esmeralda, que um dia perdeu a cauda sem nunca sabermos como nem porquê. Por isso – e apesar de conhecer já o desfecho do dia de ontem – tenho de anuir com a sua racional conclusão. Não há gatos que dêem azar. Há, sim, animais extraordinários, como este que aqui vos deixo.


© Foto: Filipe Varela (aka Keoshi)

3 Comments:

Anonymous Visconde de Moët et Chandon said...

http://www.flickr.com/photos/jtrent/4084071774/in/set-72157622977487131/

É um "primo" (ao contrário) :)

4:38 da tarde  
Blogger Sofia Bragança Buchholz said...

Bem giro, mas os meu preferidos são estes:

http://www.flickr.com/photos/zulphadawson/91957795/

Os tigres em miniatura ;)

7:21 da tarde  
Anonymous Visconde de Moët et Chandon said...

Ena tantos comentários no flickr sobre o "tigre"! Nunca tinha vistos tantos. Mas já vi mais leões...em Alvalade :)

P.S.(D.) - Tanto tempo afastada. A blogosfera já não é a mesma coisa sem a presença (activa) da "Eterna Descontente" ;-)

11:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home