sexta-feira, fevereiro 03, 2006

O velho truque

Personagens:
• Simão, 5 anos
• A mãe do Simão

Figurantes:
• Eu
• O Tomás, 8 anos

Cenário:
Num dos sofás da FNAC eu e a minha irmã descansamos, enquanto o Tomás se dirige a um empregado, para esclarecer uma dúvida.
O Simão, com um DVD, tenta a todo o custo convencer a minha irmã a comprar-lho. Depois de várias tentativas de recusa, do género hoje não, para a semana, ou isso é muito caro, a minha irmã tenta o último e derradeiro truque.

Acção:
− Está bem Simão, eu compro, mas deixa cá ver o DVD.
E fazendo um repentino ar de espanto:
− Ó filho, mas isto não é para ti. Isto é para bebés!
Ele reclama, contrariado:
− Não é nada!
− É, Simão, está aqui escrito.
E começa a ler, muito séria, uma série de informações imaginárias:
Este filme não é aconselhável a maiores de quatro anos. É muito infantil. É recomendado para bebés de colo e, essencialmente, a meninas…
Ele, de olhar céptico, interrompe decidido:
− Não faz mal, mãe, eu quero na mesma!