quinta-feira, outubro 09, 2008

Tomás em "Mas onde é que eu já vi isto?!"*

Personagens:
• Tomás, 10 anos (6º Ano do Ensino Preparatório)
• Simão, 8 anos
• Eu

Cenário:
Eu e o Simão estamos na sala.
Em cima de um dos sofás descansa um saco de plástico repleto de guloseimas: gomas, chocolates, Sugos, etc.
O Tomás entra, e, sobressaltado, precipita-se para o saco, ameaçando-nos:

Acção:
– Livrem-se de tocarem nesse saco, ouviram?! – Adverte, agarrando-o.
Nós, surpreendidos, inquirimo-lo com o olhar.
Vestida, traz uma t-shirt onde, à frente, estampado, se pode ler: “Vota lista A”.
Estranhando-lhe o comportamento – habitualmente generoso e altruísta – pergunto-lhe:
– Porquê?
De costas, concentrado, ele confere se, se encontra intacto o número de exemplares dentro do saco.
Na parte de trás da t-shirt vejo escrito: “Representante da lista A”.
Faz-se luz no meu espírito! E, antes que ele me pudesse responder, chocada, questiono-o:
– Não me digas que esses doces são para comprarem os vossos eleitores?
E ele, voltando-se para mim, com o maior dos desplantes:
– Não. São só para nos assegurarmos de que eles votam. Em nós, claro!


*ou "Tomás, o Político"

1 Comments:

Blogger José M. Barbosa said...

Maravilha das maravilhas. Sempre que leio este seu estilo de textos (e não tenho comentado)reproduzo-os mentalmente como banda desenhada.

Não é ?
Podia ser. Do melhor.

Brilhante.
Um abraço.

Z.

12:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home