Paul Schrader e Wim Wenders / © Sofia Bragança Buchholz
Com alguns dias de atraso, venho fazer o rescaldo do Fantas 2009.
Conforme tinha previsto, os últimos dias foram os mais entusiasmantes, repletos de vedetas, conferências de imprensa e eventos interessantes. Particular destaque teve a sessão de encerramento que, ao contrário do que acontecera na noite dos Óscares, contou com a presença massiva da organização e de um leque recheado de convidados notáveis. Destacam-se Wim Wenders, Paul Schrader e José Fonseca e Costa que estiveram presentes para receber os Prémios de Carreira. Este último, fez ainda questão de levar consigo um amigo especial – Paulo Pires – que quis chamar ao palco quando lhe foi entregue o galardão. Presentes estiveram também o sul coreano Phil-Sung Yim que venceu o Prémio Especial do Júri na Secção Oficial de Cinema Fantástico e o Prémio Melhor Filme Orient Express nesta categoria e a espanhola Macarena Goméz que arrecadou o prémio de Melhor Actriz com o filme SexyKiller. Esta foi protagonista de um dos momento de humor quando, perguntando ao júri presente quem tinha votado nela, ameaçou atirar um vistoso sapato encarnado a quem não o fizera.
Macarena Gómez / © Sofia Bragança Buchholz
Mário Dorminsky teve a seu cargo o discurso final, reforçando que, apesar de 2009 ter sido o ano em que o festival menos apoios económicos recebeu, foi o que mais filmes teve em competição e exibição e em que mais convidados importantes do cinema estiveram presentes. O Fantasporto 2009 cresceu também cerca de 25% em público, bem como em popularidade. Estima-se que 70 mil pessoas afluíram ao festival deste ano, com cerca de 50 mil espectadores pagantes.
O director do Fantas deixou ainda algumas pistas para a 30ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto que decorrerá de 26 de Fevereiro a 6 de Março de 2010 e que fará a ligação entre o cinema e a ciência robótica e homenageará o realizador Luís Galvão Teles que também esteve presente na cerimónia.
Mário Dorminsky / © Sofia Bragança Buchholz
Depois de uma agradável tertúlia e repasto com os restantes 31s destacados para a cobertura do congresso do PS em Espinho, fui ainda espreitar o famoso “Baile dos Vampiros” onde os Clã actuaram, num concerto com encores sucessivos, tão divertidos como a audiência. Divertido foi também ver entre esta, Mário Dormisky de cara pintada, a provar que, afinal, a organização também se envolveu com o público, ao contrário do que critiquei aquando dos Óscares.
Clã / © Sofia Bragança Buchholz
A noite acabou já a aurora começava a romper, com a promessa de que haveria ainda mais filmes premiados para ver e, apesar destes – “Idiots and Angels” e “Eden Lake”, nomeadamente, – na minha opinião, estarem longe de ter sido o melhor que este Festival já premiou nos seus quase 30 anos de existência, valeu a pena estar presente e fazer esta cobertura. Espero, sinceramente, que tenha sido do agrado dos leitores do 31 da Armada e também do vosso.
PS: Criei uma galeria de fotos aqui. As fotografias estão colocadas do acontecimento mais recente para o mais antigo. [Originalmente postado aqui]
4 Comments:
Boa reportagem fotográfica. Era por uma reportagem deste género, e algo mais, que eu esperava no 31.
Obrigada, António :-)
Eu postei esta reportagem no 31 da Armada. Só depois a coloquei também aqui.
Pois ...
Eu sei Sofia, só depois de ver aqui é que vi no 31.
Fico à espera de mais sobre outros assuntos, no 31 e aqui... bom, aqui temos os seus contos: "Gostar de ti", "Como a outra" e "Gostar de ti(II)". Retratos que às vezes são espelhos.
Bom Fim-de-semana.
Enviar um comentário
<< Home