segunda-feira, agosto 29, 2005

CRÓNICAS DA ABELHA MAIA EM MISSÃO HUMANITÁRIA – QUÉNIA: Crónica 6 (cont.)

Samburu...
No inicio de Junho tive um fim de semana prolongado e eis-me a caminho do Nordeste. O destino era a reserva Nacional de Samburu e Buffalo Springs.
A Norte do Monte Quénia, a terra é arida e o clima quente. Para variar, ja que em Nairobi esta frio (15°) e chove 1 a 2 dias por semana...
Do lado Este, Samburu, uma planicie a perder de vista com uma pequena colina mesmo no meio... Do outro lado Buffalo Springs mais montanhoso, mas igualmente arido. A separar as 2 reservas, uma linha de vegetaçao cerrada e o rio Ewaso. Apesar de muito largo, o caudal do rio, nao tinha mais que ½ metro de profundidade.
Mal o sol nascia, la estavamos nos a sair de jipe em direcçao à Reserva. O dia começa e é a melhor altura para ver os elefantes a caminho do rio. Os babuinos a atravessar o rio a correr e aos saltos, para evitar os crocodilos...
Depois, de volta à pousada, um pequeno almoço divinal e, com um livro debaixo do braço, la ia eu até ao “crocodile view point”. Sentada à sombra de uma arvore na esplanada, dormitava um pouco, acordava e la estavam à minha frentre os crocodilos imoveis meios submersos na agua. Lia umas paginas, voltava a olhar para o rio castanho, e la estavam os mesmos crocodilos no mesmo sitio. Que calor, uff!
Depressa me habituei a este ritual, a este ritmo Pole Pole...

Abelha Maia