quarta-feira, maio 18, 2005

Pedagogia

Personagens Reais

• Eu
• O meu sobrinho Simão, de quatro anos

Personagens Fictícios:

• O Cavaleiro Rei dos Legos
• O Dragão Rei dos Dragões

Cenário:

São cerca de oito horas da noite. Na cozinha de casa da minha irmã, o Simão encontra-se ao meu colo, à mesa. Em cima da mesa está um boneco lego com um escudo numa das mãos e na outra um machado. Ao lado deste, uma espécie da roda, que se desdobra e se transforma em dragão, bayblade.

Diálogo:

Dragão Rei dos Dragões: − Quem sois vós, vil Cavaleiro?
Cavaleiro Rei dos Legos: − Xou um cavaleiro muito mau. E tenho uma chave. E tu, quem és Dagão?
− Um machado − emenda o Dragão Rei dos Dragões.
− Um achave − repete o Cavaleiro Rei dos Legos.
− Um m-a-c-h-a-d-o − insiste o Dragão Rei dos Dragões.
O Cavaleiro Rei dos Legos olha para mim, e com ele o meu sobrinho Simão, com ar chateado.
Eu apresso-me a justificar.
− Ele tem um machado na mão e não uma chave, Simão. Uma chave serve para abrir coisas, um machado serve… − num golpe implacável, arranco a cabeça ao cavaleiro −… olha, serve para cortar cabeças!