segunda-feira, abril 10, 2006

Sobre Teodorico

"Entrei no Hotel do Mediterrâneo afogado em saudades da minha terra risonha: os gozos de que me via privado nesta lôbrega, inimiga Sião, faziam-me ansiar mais inflamadamente pelos que me daria a fácil, amorável Lisboa, quando, morta a titi, eu herdasse a bolsa sonora de seda verde!... Lá não encontraria, nos corredores adormecidos, uma bota severa e bestial! Lá nenhum corpo bárbaro fugiria, com lágrimas, à carícia dos meus dedos. Dourado pelo ouro da titi, o meu amor não seria jamais ultrajado, nem a minha concupiscência jamais repelida. Ah! Meu Deus! Assim eu lograsse, pela minha santidade, cativar a titi!..." [in "A Relíquia"; Eça de Queirós; Livros do Brasil; pág. 105]

Teodorico era cruel, calculista, mau. Sem princípios e emocionalmente imaturo.
Chego, confesso, a ter pena da hedionda titi…

Etiquetas: