quarta-feira, abril 20, 2005

Os Medos irracionais e a Maternidade

Personagens:
·
Eu
· A minha amiga Mena, mãe pela primeira vez, aos 38 anos, de um rapaz chamado Luís Pedro
· Luís Pedro, com cerca de dez meses de idade
· Uma abelha

Cenário:
Fim de tarde de um belo dia de Outubro, na casa de fim-de-semana da Mena e do Pedro, algures no meio do nada, perto de Viseu.

Cor de fundo:
Verde, muito verde.

Acção:

Cena 1:
Abeira-se do Luís Pedro uma abelha que teima em zumbir de volta dele. O simpático e sempre bem disposto rapaz, com um sorriso de orelha a orelha, gesticula para chegar ao insecto.

Cena 2: A minha amiga levanta-se num ápice, e desata a estalar o indicador contra o polegar (de ambas as mãos) num ritmo frenético, numa tentativa de afastar a abelha, o que parece divertir ainda mais o Luís Pedro.

Cena 3: (diálogo)
Eu: − Achas que isso adianta alguma coisa, Mena?

Mena: (continuando numa espécie de dança tribal em redor do filho) − Não sei querida, só sei que se me mandassem fazer o pino para afastar a abelha, eu fazia!

Cena 4:
Fico a reflectir naquelas palavras e apercebo-me, mais uma vez, da grandeza e da responsabilidade da maternidade.